15 de junho de 2012

Dica de leitura 12: Etiqueta sem frescura




O Blog da Ana Luiza traz na dica de leitura de hoje o livro Etiqueta sem frescura, da jornalista Claudia Matarazzo. Para quem deve estar se perguntando o porquê dessa indicação, eu respondo: jornalista não deve ler somente o que gosta, é preciso entender um pouco de cada coisa, ler um pouco sobre cada assunto e esse livro é um manual de etiqueta, educação, algo que deveria ser inerente ao ser humano, mas que não é.  

No livro, Claudia Matarazzo fala sobre a melhor forma de usar celulares, smartphones, rádios e outras ferramentas do mundo atual. Segundo a autora, é necessária uma pausa para se reconectar com os próprios desejos e prazer, o que pode parecer difícil para os mais jovens, que já cresceram sentindo esse ritmo frenético.

Sobre o uso de celulares, o livro de Claudia Matarazzo sugere algumas mudanças de atitude: “Pense no toque do seu celular: se você se envergonha dele em determinadas situações, quase certamente a escolha foi inadequada”. “Controlar o volume do toque é tão importante quanto adequar o próprio volume de voz, então não grite”. Para quem não se desgruda do aparelho, a escritora orienta: “Não coloque o celular sobre a mesa de refeições. Desligue para não tocar. Levantar-se para atender nesse momento é tão inconveniente quanto inadequado”.

Ainda no livro, a jornalista dá dicas simples para agir com desenvoltura e bom senso nas mais diversas situações do dia a dia.

Cláudia é especialista em etiqueta e comportamento e desde 2007 é chefe do cerimonial do Governo do Estado de São Paulo.

Boa leitura!!

Nenhum comentário:

Postar um comentário