29 de maio de 2012

Feira reúne no mesmo encontro jornalistas de olhares sensíveis


Mesa de Debates - Neide Duarte, Marcelo Canellas e Sônia Bridi 

A 12ª Feira do Livro de Ribeirão Preto tem levado à cada edição jornalistas renomados do cenário nacional. O que falta na feira como livros para adultos sobra nas palestras e discussões filosóficas. Na tarde da última segunda-feira, 28, a Mesa de Debates recebeu no Teatro Pedro II os jornalistas Marcelo Canellas, Neide Duarte e Sonia Bridi.

Como uma apaixonada por telejornais que sou essa experiência foi marcante e inesquecível, pois ali estavam profissionais que possuem textos e linguagens bem diferentes do que vemos nos telejornais diários. Eles são sensíveis e transmitem isso para o VT.

A discussão ficou um tanto a desejar, afinal não havia uma pauta delineada para a plateia fazer. Muitas perguntas direcionadas aos jornalistas foram inúteis e o jornalismo de bastidor em si ficou para segundo plano. Isso me frustrou um pouco.

Os três produzem VTs parecidos, possuem ideias parecidas, mas durante a discussão pude perceber um pouco de cada um: a Neide Duarte é bem tímida, quando pegava o microfone para falar logo queria passar a resposta para os colegas; o Marcelo Canellas apesar de tímido se sentia em casa por já ter morado em Ribeirão; a Sônia Bridi é bem falante e fala muito bem.

Meu tempo de tiete ficou para trás há muitos anos e por isso para tirar foto com alguém ‘famoso’ eu fico com muita vergonha. Encontrei com a Neide em um dos corredores do teatro e fiquei travada até para cumprimentá-la. Com a Sônia ela atendeu a todos que queriam fazer foto então eu entrei na fila e deu certo. Com o Marcelo, meu já conhecido, foi um pouco mais fácil. Inclusive ele me concedeu uma entrevista para o Blog da Ana Luiza onde falou um pouco de como são feitas suas produções. Confira abaixo:

Blog – Como são feitas as suas pautas?
Marcelo – Eu sou pago para propor. Então 80% das matérias que eu faço são propostas minhas que eu submeto a direção. O que eu considero importante que seja de interesse público eu proponho. Isso é analisado pela direção, no momento eu trabalho no Núcleo de Reportagens Especiais do Fantástico a minha interlocução é com a direção do programa, faço a proposta e isso é aprovado ou não. Eles aprovando a pauta discutimos orçamento, quanto vai custar à matéria, o tempo que vou precisar.

Blog – Quando você fala em equipe, em suas séries você leva sempre produtores?
Marcelo – O Fantástico tem uma equipe muito grande de produção com produtores muito experimentados. Dependendo da complexidade da reportagem, porque às vezes eu preciso estar em algum lugar e ele em outro. Mas às vezes eles fazem esse acompanhamento da redação de São Paulo, Rio de Janeiro e Brasília. Normalmente eu vou com o repórter cinematográfico, o auxiliar e às vezes o operador de áudio.

Blog – Você já foi um repórter pautado por produção?
Marcelo – Eu sempre propus muito. Porque esse negócio de esperar uma demanda do seu chefe é você negar a essência da nossa profissão que é pensar, criticar, ficar inquieto. Então propor é uma atividade muito importante para o jornalista.

Blog – Qual a dica que você dá para os repórteres iniciantes que queiram chagar ao estágio que você está com um texto primoroso?
Marcelo – Não tem a menor ideia, não sei (risos). Cada um tem uma trajetória de vida e a vida vai te encaminhando para um determinado rumo. Eu sempre gostei muito de ler e acho que isso me ajudou demais a ter esse contato com as ferramentas da língua e com autores que são basilares para mim que são Rubem Braga, Mário Quintana, Érico Veríssimo, Graciliano Ramos, Manuel Bandeira. E isso molda a tua maneira de escrever e de olhar para o mundo. Acho que é por aí.
  
Saiba mais

Marcelo Canellas é repórter especial da TV Globo desde 1990, colecionador de várias premiações no meio jornalístico como a “Imprensa Embratel” e “Vladimir Herzog”, na categoria de documentário. O jornalista recebeu três vezes o “Prêmio Novo Periodismo”, oferecido pela Fundação Novo Periodismo Ibero-americano (FNPI), em parceria com a empresa mexicana Seis. Atualmente, ele é repórter especial do Fantástico.

Serviço
12ª Feira Nacional do Livro
Data: de 24 de maio a três de junho
Locais: Praça XV, Teatro Pedro II, Estúdios Kaiser, Parque Maurílio Biagi e Teatro Marista.
Entrada: gratuita
Para mais informações acesse www.feiradolivroribeirao.com.br ou as redes sociais: facebook.com/feiradolivroribeiraopreto e @feiradolivrorib


2 comentários:

  1. Muito legal a entrevista com o Canellas, Ana. Queria muito ter ido a esse debate, já que não é todo dia que temos acesso a esses profissionais de renome do jornalismo brasileiro. A pena, como você mesma frisou, foi a falta de direcionamento da pauta na hora das discussões. Mas creio que mesmo assim valeu a pena a presença, né? Parabéns pelo blog. Bjo!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Fernanda valeu muito a pena. Sou admiradora dos três em especial da Neide e do Canellas. Foi um momento único.
      Obrigada por me visitar aqui viu??
      Venha sempre.
      Bjão!

      Excluir