20 de julho de 2012

Jornalistas freelancers podem trabalhar em campanha política?


ELEIÇÕES -  Na imagem eu estava trabalhando nas eleições de 2010 no Jornal Comércio da Franca 

Muitas pessoas me perguntam se é certo que um jornalista que não esteja vinculado a nenhum veículo de comunicação trabalhe em campanha política.

Durante o congresso da Abraji conversei com vários colegas de profissão sobre isso e cheguei a uma conclusão: é importante que o profissional mantenha sua base de formação. Ele vai realizar trabalhos de cunho jornalístico e não balançar bandeiras pelas ruas. Mas se for, também não há problema.

É preciso que ele tenha foco. O que vai fazer durante a campanha, quais seus objetivos, como vai se portar. Campanha política séria sempre há um ou mais jornalistas para gerenciarem e administrarem a imagem e a comunicação do (s) candidato (s) com a imprensa. 

Em cidades menores colegas de profissão criticam profissionais da comunicação que se enveredam nas campanhas, mas em grandes centros o jornalista que opta em assessorar um político é comum e não há problemas. 


O que importa é que esse é um trabalho como outro qualquer, que deve ser desenvolvido com responsabilidade e discernimento. 

3 comentários:

  1. Texto sem nenhuma informação! Jornalista é livre para escolher onde trabalhar, inclusive fazendo campanha não acha?
    Tenha alguns anos mais de experiência antes de querem dar dicas assim.
    Campanhas políticas sérias tem obrigatoriamente um bom jornalista!

    ResponderExcluir
  2. Acho que não se pode confundir o trabalho do jornalista com o do assessor de imprensa.

    O jornalista tem como cliente o povo e o assessor de imprensa - nesse caso das eleições - tem como cliente um candidato. Assim, ele estará usando conhecimentos do Jornalismo (produção de releases, notas, etc.), mas atuando como assessor de imprensa.

    ResponderExcluir