17 de fevereiro de 2012

Bombeiros buscam ‘ajuda’ para continuar projeto em escolas

Parceria - Eu com os soldados Edmilson e Rubim na pauta em 2011

O Programa Bombeiros nas Escolas está parado em Franca por falta de patrocínio. Desenvolvido em escolas estaduais e particulares o projeto ensina à alunos do 9° ano noções básicas de prevenção, salvamento, resgate, incêndio e meio ambiente. Desde a sua criação, em 1984, já formou mais de cem mil jovens em Franca e região, mas desde junho as aulas deixaram de acontecer, pois os bombeiros estão sem ajuda financeira para confeccionar o material didático utilizado no curso.
                                          
O projeto conhecido como PBE (Programa Bombeiros nas Escolas) acontece semestralmente em escolas de Franca e da região. As apostilas são impressas anualmente por parceiros. No ano passado, após receber membros do projeto em salas de aula, uma escola particular se interessou e firmou parceria com a corporação. Foram impressas 800 apostilas. Em um ano e meio de aula, sobraram 75. Para os próximos meses os militares não sabem qual será o futuro do projeto. 

O curso funciona como aula extra nas unidades educacionais. São oito aulas teóricas e duas práticas. As aulas práticas são adaptadas ao porte físico e idade dos alunos. No último semestre foram instruídos 472 alunos. No material contêm informações sobre o projeto e sua funcionalidade. Instruções sobre os procedimentos que devem ser tomados em casos de incêndio com gás de cozinha e combustíveis.

Outras orientações são feitas sobre como usar extintores, agir diante de um sangramento. Os alunos aprendem como detectar o problema da vítima, se ela está com hemorragia, convulsão, desmaios ou queimaduras. Há itens de prevenção sobre as atividades do Corpo de Bombeiros e situações de salvamento como afogamento e enchentes. Dicas sobre animais peçonhentos, meio ambiente e a importância de não usar os telefones de emergência parta trotes também são abordados.

Ao final do programa os alunos recebem um certificado. Segundo o capitão responsável pela corporação dos bombeiros em Franca, Cleotheos Sabino, quem tiver interesse em participar do programa e ter o nome de sua empresa vinculada na apostila, deve procurar o batalhão ou entrar em contato por telefone pelo (16)3723-9200.


Nenhum comentário:

Postar um comentário