20 de agosto de 2012

Em breve mais posts por aqui


Aos meus leitores fieis e aos que aparecem de vez em quando, vocês devem ter percebido a ausência de posts nos últimos dias.

É que estou trabalhando em dois lugares e meu tempo está muito curto e não está sobrando tempo para me dedicar ao Blog da Ana Luiza como eu deveria.

Então até o início de setembro esta página segue sem textos, mas assim que voltar, teremos posts diários e muitas novidades.

Obrigada pela compreensão. 

9 de agosto de 2012

Entrevista da Semana é com o jornalista Lucas Rodrigues

Em mais uma edição da Entrevista da Semana o Blog da Ana Luiza traz um jornalista francano. Com 30 anos de idade, o jovem estudou na Universidade de Franca há oito anos. Nasceu em Passos, Minas Gerais, mas se mudou para Franca para estudar.

Lucas Rodrigues é conhecido da autora deste blog há muito tempo. Ele já passou por emissoras como a TV Record de Franca e a EPTV de Ribeirão. Hoje trabalha na TV Brasil, em Brasília, Distrito Federal.

Confira abaixo a entrevista que Lucas concedeu ao Blog.


Conte-nos sobre sua trajetória no jornalismo.
A oportunidade de ter trabalhado em grandes emissoras, como a TV Record, Globo e TV Brasil me trouxe experiência em diversas situações na prática do Telejornalismo. Desde a produção de uma reportagem, a execução e a apresentação. Já fiz coberturas, como as eleições presidenciais, carnaval de Olinda, enchentes em Alagoas, e diversos outros trabalhos na Capital Federal em eventos políticos. Fora do país, fui enviado especial para Argentina em edição da Cúpula Ibero Americana e também para viagens oficiais do governo brasileiro. Faço parte da imprensa credenciada pela Presidência da República e pelo Congresso Nacional.


Como ingressou no telejornalismo?
Na TV Record, onde comecei ainda no segundo ano da faculdade, como estagiário em 2002, assumi funções de produtor e repórter, apresentei o Jornal Regional da TV Record em Franca, SP, além de ter participações em rede nacional com reportagens especiais. Ao final de três anos na empresa, e já graduado em Comunicação, assumi o cargo de Coordenador do Departamento de jornalismo em Franca.
Em 2005 entrei para a TV Globo, afiliada em Ribeirão Preto, e como repórter dos programas jornalísticos da emissora tive muitas participações em rede nacional no Globo Rural e Globo Esporte. Em 2008 fui transferido para Brasília.
Em 2008, na TV Brasil, apresentei o programa Repórter Brasil Edição da Manhã durante um ano. Na reportagem, passei a fazer parte do quadro de repórteres, inclusive do Núcleo Especial de Jornalismo, e fui enviado a coberturas na maioria dos estados do país e para trabalhos internacionais.

Conquistou algum prêmio ao longo dos dez anos de carreira?
Nestes quase quatro anos na TV Pública Brasileira conquistei prêmios pelas reportagens especiais. Em 2010, a série "Segurança no trânsito" que alertou os motoristas sobre cuidados fundamentais para obedecer à legislação e evitar acidentes recebeu Menção Honrosa da Abraciclo (Associação dos Fabricantes de Veículos de Duas Rodas).
O programa "O Uso de Agrotóxicos no Brasil" ficou em primeiro lugar no prêmio Massey Ferguson de Jornalismo em 2011. O trabalho é resultado de uma viagem por vários estados e mostra a grande preocupação sobre a produção de alimentos no país e os riscos que o uso incorreto de defensivos tem causado à saúde. O programa denuncia a falta de fiscalização da pulverização aérea de agrotóxicos sobre reservatórios de água consumida pela população na Chapada do Apodi, em Fortaleza, e propõe soluções sustentáveis como a agroecologia e a produção de alimentos orgânicos.
Outro primeiro lugar foi conquistado este ano (2012) com o programa "Lixo Eletrônico", destaque no prêmio Microcamp de Jornalismo. O programa percorreu cinco capitais e chama a atenção para a ausência de políticas públicas na destinação correta do lixo eletrônico no país, resíduo que contém substâncias que podem contaminar a natureza se não forem tratadas da maneira correta, separadamente do lixo comum. Foram exibidas muitas iniciativas que tentam dar uma solução para o problema no país. Em uma série de reportagens sobre a defesa do espaço aéreo brasileiro eu e minha equipe de reportagem acompanhou o trabalho dos pilotos da Aeronáutica, que são treinados para voar nos caças supersônicos Mirrage. Na fronteira do Brasil com a Bolívia e Paraguai, em Mato Grosso do Sul, a Força Aérea combate o tráfico por meio de aviões clandestinos, que podem ser interceptados pelos caças Supertucanos caso não obedeçam a ordem de pouso, de acordo com a Lei do Abate.

Qual foi a pauta que mais te deu trabalho?
Um dos maiores desafios que enfrentei foi recente. Na viagem que fiz a Cuba a proposta era trazer uma reportagem sobre as mudanças econômicas e políticas que o país está vivendo. O trabalho lá não é nada simples, as pessoas têm receio de gravar entrevistas, o governo controla quem pode dar declarações. Mas conseguimos driblar as dificuldades e produzir um bom material.
 O jornalismo é cheio de surpresas. Às vezes a gente pensa que uma matéria vai ser fácil de cobrir, mas chega na hora, surgem diversas informações, e é preciso atualizar na correria. A pauta que mais dá mais trabalho é aquela que você não se identifica com o assunto.

Que tipo de matéria você gosta de fazer?
Como sou mineiro, nasci em Passos, fui criado cercado pela natureza da Serra da Canastra, pelo Café do Sul de Minas, acredito que por causa dessas raízes, gosto muito de agricultura, de falar com as pessoas simples, de contar novidades de uma forma objetiva, sem muita complicação. Mas por outro lado também me interesso muito por tecnologia. Tudo que é novidade, e eletrônico me fascina. Esse tipo de matéria sempre sobra pra mim.

Qual é a dica que você dá aos jornalistas que queiram seguir uma carreira de sucesso, mas sem glamour?
A gente trabalha muito, vive sob pressão o tempo todo. Quem me vê aparecendo na televisão, muitas vezes não imagina que é preciso muito esforço. Nem sempre contamos com as melhores condições de trabalho. Eu vejo que o glamour, que as pessoas podem pensar que exista, principalmente na televisão, muitas vezes não compensa o desgaste nos bastidores.
Se mesmo assim a paixão ainda é mais forte, eu só digo uma coisa: a gente deve se arriscar, fazer diferença. Na minha área a TV Digital promete uma revolução. Já está mudando tudo mais rápido do que imaginamos. Serão mais canais, mais qualidade e tudo conectado pela internet. Será preciso novas ideias, e as boas ideias sempre têm espaço e recompensas.


Foto do Dia - A felicidade em dia de Natal de Levi Fanan


ALEGRIA – O muro não é um dos melhores, mas é o que se pode ter. No olhar a alegria de receber uma visita no Natal. No rosto a certeza de ter sido lembrada pelo Papai Noel

A foto foi feita pelo fotógrafo Levi Fanan. O profissional trabalha no Cambiant Studio em Franca. Levi Fanan tem 26 anos, mas há pouco mais de três anos se dedica a arte de fotografar.

Contato com o Levi pelo email levifanan@gmail.com.

8 de agosto de 2012

Foto do Dia - O talento de Mariana Vilela estreiando por aqui


BELEZA - Emoldurando o sol em um dos ranchos de Rifaina, às margens do Rio Grande

Hoje tem estreia aqui no Blog da Ana Luiza. A consultora de viagens Mariana Vilela agora faz parte da Foto do Dia. Além de ser apaixonada por viajar ela tem se dedicado com afinco a sua nova paixão: a fotografia.

Mariana pretende fazer um curso para se aperfeiçoar. Câmera profissional ela já tem e talento também.

Para entrar em contato com a fotógrafa Mariana, basta enviar um email para mari_vilela_24@hotmail.com.

7 de agosto de 2012

Trabalhando como freelancer


FELIZ - Nesta terça-feira, dia 7 de agosto, em um dos meus freelas 

Tem muita gente que nunca fez um freela na vida. Eu estava nessa situação há uns dez meses, mas de repente eu pensei que fazer freela seria a solução dos meus problemas, uma vez que desempregada, precisa ter alguma renda.

Foi aí que comecei a procurar e encontrei algumas possibilidades. Desde então já fiz uma revista de Turismo – a Turismo e Cia, voltei para o jornal impresso que eu trabalhei para fazer um mês de freela, e agora estou com uma assessoria e com uma revista, freelas também.

O legal de fazer freela é que fazemos coisas bem distintas uma da outra e dá uma bagagem excepcional. Ser empregado fixo tem suas vantagens, mas ser jornalista freelancer também tem. 

Hoje posso me dedicar ao Blog da Ana Luiza com mais afinco, pois eu faço meu horário. Se tivesse hora pra passar cartão, o Blog estaria às moscas. Sem contar que não estou fora do mercado, e sim, estou exercendo a minha profissão.  

Foto do Dia - Vacinação de Tiago Brandão


Vacinação contra poliomielite 2012 – Foto produzida no centro de Ribeirão Preto durante a campanha contra a Poliomielite 2012, na Praça 7 de Setembro

A Foto do Dia de hoje é do tão talentoso Tiago Brandão. Hoje editor de fotografia no Jornal A Cidade de Ribeirão Preto.

Contato com o fotógrafo Tiago Brandão pode ser feito pelos emails
tiagobrandao@gmail.com ou tiagao_brandao@hotmail.com.

Acompanhe o trabalho do fotógrafo pelos linkshttp://tiagobrandao.wix.com/tiagobrandao/main ouhttp://www.flickr.com/photos/tiagobrandao

6 de agosto de 2012

Foto do Dia - A fé de Fred Crema


COM FÉ - Céu azul com algumas nuvens, em primeiro plano uma modesta igreja e uma cruz. Estrada com cascalho, um jardim sem flores. A imagem mostra que mesmo com um cenário bucólico, a fé faz parte do lugar

A foto foi tirada pelo fotógrafo Fred Crema, em Conquista (MG). Fred Crema é ambientalista, músico, guia e publicitário, trabalha com turismo com especialidade em natureza desde 1992 e fotografa desde 1989, iniciou seus trabalhos com fotografia em estúdio com "still" e modelos, hoje o foco principal é natureza. "congelar o momento para a eternidade e mostrar o que meus olhos veem".

Fred atualmente mora em Sacramento (MG).

Contato com o fotógrafo Fred Crema pode ser feito pelo email fred@maritacaturismo.com.br ou pelos sites http://maritacaturismo.blogspot.com e/ou http://www.flickr.com/photos/fredcrema.