Paredes e telhas quebradas, instalação inacabada e aquecedores que não funcionam. Segundo os moradores do Parque das Esmeraldas, a CPFL Paulista iniciou no fim de fevereiro a colocação de um sistema de aquecimento solar nas residências, mas não concluiu o serviço. O projeto é resultado de uma parceria entre a companhia, a CDHU e a Prefeitura de Franca para beneficiar 408 casas com o equipamento. O objetivo é diminuir o valor da conta de energia do Parque das Esmeraldas (241 residências) e do Jardim Santa Bárbara (167 casas).
O pespontador Reginaldo Rodrigues Silva, 38, é um dos que reclamam. Segundo ele, técnicos estiveram em sua casa há cerca de três semanas para instalar uma placa solar com uma bomba de água. Durante a instalação, telhas foram quebradas e não foram repostas pelos técnicos. Ainda segundo o pespontador, fios elétricos foram deixados desencapados pondo em risco a casa e a família. “Nós fomos comunicados dessa instalação, mas achamos que isso iria ocorrer de forma rápida e efetiva. Agora eles vieram, quebraram telhas, foram embora e não sabem quando voltam para finalizar o trabalho. Isso é falta de respeito.”
A presidente do centro comunitário do bairro Márcia Cristina Silva Sobrinho, 40, também reclama da instalação incompleta da empresa terceirizada que presta serviço de instalação para a CPFL. De acordo com a cabeleireira, o telhado de sua residência também foi danificado e está com goteiras. Fios foram deixados desencapados e há vazamento de água no forro da casa. Segundo a presidente, ela e outros moradores entraram em contato por telefone com a CPFL, mas não obtiveram resposta de quando as instalações vão ser concluídas no bairro.
Segundo Cláudia Lemos, gerente de poder público da CPFL em Franca, a instalação dos aquecedores ainda está dentro do prazo estipulado pela empresa, que é de três meses. “Nos ainda continuamos na fase de implantação. Há 14 casas que não conseguimos fazer o cadastramento por não termos encontrado seus moradores. A empresa tem três meses para terminar o serviço e tudo sem ônus para os moradores”. O projeto deve propiciar economia entre 25% e 35% na conta de energia elétrica dos consumidores. A CPFL disponibiliza um número de telefone para que os moradores liguem e façam suas reclamações 0800-77379999.
Franca é um dos 14 municípios a receber os equipamentos. O acordo prevê a instalação de 6.691 aquecedores solares em conjuntos localizados nos municípios pertencentes à área de concessão da companhia de energia.
O investimento das empresas (CPFL e CDHU) é de R$ 640 mil. As duas também farão a substituição de 2.856 lâmpadas incandescentes das residências por fluorescentes compactas de 15 watts.
(publicada pelo Jornal Comércio da Franca em 6 de maio de 2011)
Acesse o link: http://www.gcn.net.br/jornal/index.php?codigo=129079
Ana Luiza Silva
repórter do Jornal Comércio da Franca
repórter do Jornal Comércio da Franca
Nenhum comentário:
Postar um comentário