18 de maio de 2011

Olhar turbinado

Ana Luiza Silva
repórter do Jornal Comércio da Franca 

O uso indiscriminado das lentes de contato, compradas sem receita médica em farmácias, óticas e através da internet, pode ocasionar sérios problemas aos olhos. Há quem use por necessidade e os que querem apenas ficar mais bonitos. De qualquer forma, cuidado! É preciso consultar um oftalmologista para não correr riscos.

A lente de contato é um disco hidrofílico - que absorve água - que fica suspenso sobre a córnea. Da mesma forma que os óculos de grau, as lentes de contato são desenhadas especialmente no tamanho do olho, para focalizar a luz na retina, ajustando-se a ele. Por isso, o médico oftalmologista Carlos Waldemar Caleiro explica que antes de usar as lentes de contato, o paciente precisa procurar um especialista e fazer exames detalhados.
Segundo ele, seu uso inadequado pode levar a cegueira. “É sério por se tratar de um processo extremamente cuidadoso, já que muitas vezes o paciente tem algum tipo de problema de saúde como diabetes, por exemplo”, disse Caleiro.

Mas, mesmo quando não há contraindicações, é preciso examinar a córnea para determinar qual a curvatura ideal da lente a ser usada. “No consultório o especialista vai fazer exames para ver o que o paciente precisa e o que ele pode usar. O grau é o que menos importa. Na verdade, o importante são o tamanho e a qualidade da lente, por isso o paciente faz um teste com uma lente dentro do consultório antes de comprar.”

Por isso, a maioria das lentes é feita por encomenda e vendida nas óticas somente com prescrição médica, mas também é possível comprá-las pela internet. As que têm duração de um mês custam a partir de R$ 75. As que duram um ano são mais caras, chegando a custar R$ 200.

A estudante universitária Vanessa Martins Silva, 25, optou pelo uso da lente transparente no lugar dos óculos. “Quando me vi no espelho achei bem melhor e abri mão dos óculos. Mas os cuidados são dobrados. É preciso lavar bem as mãos, tirar a lente para dormir...”.

COLORIDAS
Em Franca, a reportagem entrou em contato com cinco óticas e, em todas elas, a faixa etária que mais procura pelas lentes coloridas é de jovens entre 15 e 23 anos.Segundo o oftalmologista Carlos Waldemar Caleiro, qualquer pessoa pode usar lentes coloridas. Mas, por causa da tintura, elas são mais grossas e muitas vezes não dão espaço para o olho respirar, prejudicando a saúde ocular. “A lente é um corpo estranho dentro do olho e por isso é preciso que os jovens que queiram colocar lentes coloridas com desenhos procurem um especialista para fazer exames oculares”.

Para quem pretende impressionar - com olhos azuis, verdes, vermelhos, amarelos... - há várias opções de cores e desenhos como flores, estrelas e sol. Essas lentes personalizadas, no entanto, devem ser feitas sob medida para não ficarem nem maiores nem menores que o centro geométrico do olho, o que impediria a pessoa de enxergar direito. Sem passar por um médico, o uso de lentes de contato pode ter graves consequências como úlcera na córnea e infecções, que podem levar a cegueira dos olhos.

(publicada pelo Jornal Comércio da Franca em 7 de maio de 2011)

Nenhum comentário:

Postar um comentário