25 de março de 2011

Internação na Fundação Casa cresceu 93% no ano passado

Ana Luiza Silva
repórter do Jornal Comércio da Franca


O número de adolescentes apreendidos na Fundação Casa (Centro de Atendimento Socioeducativo ao Adolescente) de Franca praticamente dobrou em 2010. Segundo estatística da própria instituição, 128 adolescentes deram entrada na unidade local em 2009. No ano passado, o número subiu para 248 - crescimento de 93%.

Os dados apontam que o ato infracional mais recorrente é o tráfico de drogas. Em 2009, 39 adolescentes foram apreendidos por cometerem o delito. No ano passado, foram 68 internações. “Nós percebemos que o fator principal de entrada é o fácil acesso às drogas que os adolescentes têm. De todos os jovens que se encontram hoje na unidade, a maioria é usuário (de drogas). O contato precoce com o entorpecente é uma constante e está acontecendo cada vez mais cedo”, alerta Eloaine Aparecida de Souza, encarregada técnica da Fundação Casa de Franca.

De acordo com Eloaine, outros fatores também contribuem para a inclusão de jovens no crime, como a ociosidade, família sem referencial de autoridade e evasão escolar. A encarregada técnica da Fundação conta que a maioria dos jovens apreendidos em Franca tem idade média de 17 anos, mora em bairros periféricos, há disfunção dentro das famílias e é de classe baixa. Porém, ela ressalta que já houve internação em que o jovem morava em bairro nobre e era filho único de família de classe alta.

No dia 20 de janeiro, 73 garotos estavam apreendidos na Fundação Casa da cidade. Destes, 55 eram de Franca, seis de Miguelópolis, quatro de Batatais, três de São Joaquim da Barra, um de Morro Agudo, um de Guará, um de São José da Bela Vista, um de Itirapuã e um de Uberaba, que cometeu a infração em Igarapava.

A reincidência de adolescentes na unidade não chega a 2%. Segundo a encarregada técnica da unidade, em 2010, dos 248 garotos que deram entrada na Fundação, apenas quatro estavam lá pela segunda vez. “A maioria que passa aqui não volta. O número de reincidentes é muito pequeno e ficamos felizes com isso. O trabalho que realizamos está sendo efetivo”.

UNIDADES

As internações na Fundação Casa de Franca são divididas em três unidades. Os adolescentes infratores quando são pegos em flagrante ficam na UAI (Unidade de Atendimento Inicial) - espaço que substituiu a cela especial da Cadeia do Guanabara para onde os adolescentes eram levados. Esta unidade possui 10 vagas, duas para meninas e oito para meninos.

A UIP (Unidade de Internação Provisória), com 16 vagas, é para os jovens que estão passando por julgamento. A permanência nela é de até 45 dias, enquanto aguardam a sentença. Caso sejam culpados, os adolescentes podem receber a medida de internação e são encaminhados à UI (Unidade de Internação), que possui 56 vagas.

A Fundação também possui uma casa na região central da cidade, chamada de República, que abriga 15 jovens já em fase de preparação para se integrarem à sociedade. Esses adolescentes podem trabalhar fora, assistir televisão, frequentar escola e ir para casa aos finais de semana.

Após deixar a instituição, o ex-interno é ainda acompanhado por mais seis meses por uma equipe da própria Fundação.  

(publicada pelo Jornal Comércio da Franca em 4 de fevereiro de 2011)

Nenhum comentário:

Postar um comentário