3 de abril de 2011

'Órfãos’ de filhos buscam superação para continuar


Ana Luiza Silva
repórter do Jornal Comércio da Franca 


Terapia, religião, apoio dos amigos e da família. Pais e mães que tiveram suas vidas abaladas bruscamente pela perda de seus filhos jovens em acidentes de trânsito procuram um caminho que os façam contornar o grande vazio que ficou em seus corações após o enterro dos filhos.
Em Franca, com o aumento dos acidentes envolvendo jovens, esse drama não para de crescer.


Na véspera do Carnaval, por exemplo, cinco jovens, todos com 19 anos, morreram de uma só vez, provocando comoção na cidade. O escriturário João Ponce, 58, pai de Carlos Eduardo, o Cadu, não se conforma com a perda do melhor amigo e diz que vai carregar para sempre a dor da perda. A mãe, Edilamar Ponce, 43, católica fervorosa, se apega a fé para aplacar a dor .
Cadu e os amigos Felipe Careta Rossi, Marcos Vinícius Caprioli, Rafael Naves Bedo, Ana Beatriz Bittar Gimenez seguiam para Ituiutaba (MG) para pular o Carnaval.


Edilamar tem sido o esteio da família. Com muita fé em Nossa Senhora, ela doou todas as roupas do filho. Restou um relógio, uma camiseta e a paixão da vida dele, o kimono. “Meu filho era desprendido de tudo. Doamos porque achamos que assim ele ficaria satisfeito. Com ou sem as coisas dele em casa, nós sempre vamos nos lembrar dele.”


Diferentemente da mulher, o pai não é religioso e só acredita em um Deus que está na natureza. Todos os domingos, João vai ao supermercado fazer compras, mas volta com as sacolas mais vazias, sem os produtos que Cadu adorava.


Após a partida do filho, a família Ponce diz não ficar sozinha em nenhum momento graças às visitas e ligações dos amigos. “Assim a alma ganhou um acalento e a dor começou a ser suportável”, disse o pai.


A família Cardoso viveu o mesmo drama. Na manhã de 27 de maio de 2010, a cartorária Maria Timóteo Martins Cardoso, 52, seguia para o trabalho quando ouviu no rádio que havia acontecido um acidente de moto com morte na rodovia Tancredo Neves, a mesma pela qual o filho passava todos os dias para ir trabalhar na Prefeitura de Claraval. Logo veio a confirmação que mais temia: a vítima era seu filho Gabriel Martins Cardoso, de 25 anos. Ela e o marido, o funcionário público Getúlio Cardoso, 58, se abraçaram, choraram e gritaram juntos pela perda do primogênito, que queria ser policial militar. Segundo eles, a religião foi a responsável por amenizar a dor da perda. O casal também doou todos os pertences de Gabriel, passou a fazer terapia e a frequentar grupos da Igreja Católica.


(publicada pelo Jornal Comércio da Franca em 3 de abril de 2011)


Acesse o link: http://www.gcn.net.br/jornal/index.php?codigo=125510&codigo_categoria=21

Nenhum comentário:

Postar um comentário