25 de junho de 2012

Reciclar faz bem não só para o meio ambiente




Depois de uma semana em que se falou tanto de meio ambiente e sustentabilidade na Rio+20, hoje trago um assunto que me ocorreu durante as discussões da conferência.


No prédio em que moro, há quase dois anos foi colocada uma lixeira somente para o lixo reciclável. Latinhas de bebidas, embalagens plásticas e de papel e tantos outros materiais que podem ser separados em casa, limpos e colocados na lixeira para que sejam recolhidos pela coleta seletiva.

Mas nesse mesmo período eu observo como os moradores do meu prédio estão preocupados com o planeta. É um absurdo, mas boa parte dos condôminos não separa o lixo.

Eu faço a minha parte. Comprei uma lixeira especial para minha casa só para colocar o lixo reciclável, assim não gasto com sacolinha plástica ao depositar na lixeira coletiva. Limpo pote de Danone, garrafa de refrigerante, embalagem de lasanha. Mas é triste abrir o lixo e encontrar no lugar do orgânico um saco de latinhas de cerveja. É ainda revoltante encontrar sacola com papel higiênico dentro da lixeira de reciclável.

Em Franca há uma usina de reciclagem, inclusive passei a reciclar quando eu estive lá para fazer uma reportagem para o jornal e vi o quanto os trabalhadores daquele local sofrem para separar o lixo. Vocês acreditam que os materiais que chegam até eles e que deveriam ser materiais secos, chegam misturados com fralda descartável, absorvente usado, pano vomitado, entre outras nojeiras?

Tudo isso chega lá no caminhão de coleta seletiva, mas eu não entendo o porquê de tanta falta de respeito para com quem vive do lixo reciclável e para com o meio ambiente.
Será que é tão difícil separar o lixo reciclável do orgânico?

Confesso que desde que decidi adotar como hábito de vida, não me prejudicou em nada, só me ajuda a manter a consciência tranquila de que alguma coisa eu tenho feito. O problema são as pessoas que ainda não se deram conta de que separar o lixo reciclável é apenas uma das muitas obrigações que nós seres humanos temos com o planeta.


Nenhum comentário:

Postar um comentário